9% dos jornais já demitiram por causa das redes sociais

Posted on quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - 0 comentários -

FONTE: Adnews



Os jornalistas precisam tomar cuidado para que as opiniões soltas nas redes sociais não atinjam a imagem das empresas para qual trabalham. Pelo menos 9% dos veículos brasileiros já demitiram funcionários por essa razão, segundo estudo da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

O levantamento foi apresentado em evento realizado pela entidade em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Foram consultados 80 jornais do Brasil, dos quais 68% incentivam o uso de sites como Twitter e Facebook, conforme divulgado pela Folha de S.Paulo.

Um dado mostra que 77,5% dessas empresas possuem políticas para tentar delimitar como seus colaboradores deveriam se portar na rede, mas apenas 22,5% especificam isso por escrito. O modelo informal é adotado por 55% das Redações.

Leitor na pauta

O "Seminário Comunicação Digital" contou com nomes de peso do jornalismo, que debateram sobre a ética nas mídias sociais. A conclusão a que se chegou é que as redes sociais são uma extensão do veículo tradicional e, portanto, estão sob os mesmos preceitos da profissão.

Além disso, na opinião de Eugênio Bucci, que dirige o curso de pós-graduação em Jornalismo da ESPM, as empresas que atuam na internet deveria adotar um modelo de negócio que desse a elas mais credibilidade.

Para ele, isso seria conseguido por meio de cobrança de assinaturas ou de alguma maneira que onerasse o receptor da notícia, assim os sites deixariam de depender tanto da verba publicitária.

Bucci foi seguido por Pedro Dória, editor-executivo do jornal O Globo, que lembrou que o The New York Timestem se dado bem ao cobrar assinatura dos leitores digitais.
 
Com informações da ANJ.

There has been 0 Responses to '9% dos jornais já demitiram por causa das redes sociais' so far